Opção

Estamos em 1962, e você é o presidente dos Estados Unidos. Acabou de ser informado de que a URSS lançou uma bomba atômica sobre NY. Você sabe que eles não voltarão a atacar.
À sua frente está o telefone para o Pentágono. O botão com o qual você pode retaliar bombardeando Moscou.
Você está prestes a apertar esse botão. A política do país é retaliar na mesma moeda um ataque nuclear. Essa política foi concebida para intimidar os atacantes; se você não seguir, a intimidação terá sido uma farsa.

Por outro lado, você reflete, o mal já está feito. Matar milhões de russos não trará milhões de americanos de volta mortos de volta à vida. A bomba acrescentará precipitação radioativa na atmosfera, prejudicando seus próprios compatriotas. E você entrará para a história como um dos piores assassinos de multidões de todos os tempos. A retaliação agora seria por puro rancor.

Mas foi precisamente essa linha de raciocínio que encorajou os soviéticos a atacar. Eles sabiam que, uma vez lançada a bomba, você nada teria a ganhar e teria muito a perder se retaliasse. Julgaram que você estava blefando e pagaram pra ver. Portanto é melhor você retaliar para mostrar a eles que não estava blefando.
Mas, pensando bem, de que serve provar agora que você não estava blefando antes? O presente não pode afetar o passado. Permanece o fato de que, se você apertar o botão, extinguirá milhões sem razão.

Mas espere-os soviéticos sabem que você pensaria que não tem sentido provar que não estava blefando depois de eles terem tentado provar que você estava blefando. É por isso que pagaram pra ver. O próprio fato de você estar pensando dessa maneira acarretou a catástrofe-por isso, você não deve pensar dessa maneira.

Mas não pensar dessa maneira agora é tarde demais…
Você amaldiçoa sua liberdade. Seu apuro está em ter a opção de retaliar e, como retaliar não é do seu interesse, você pode decidir não faze-lo, exatamente como previam os soviéticos.

Steven Pinker

Anúncios

0 Responses to “Opção”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: